Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo-feminino124a18ee10c
Paciente do sexo feminino, 64 anos, dá entrada no serviço de urgência apresentando quadro de dor abdominal difusa, tipo cólica, progressiva, associada a vômitos e parada de eliminação de gases e fezes, com evolução de 3 dias. Apresentava-se em REG, bastante desidratado, taquicárdico, taquipneico e discretamente hipotenso. Seu abdome é distendido, difusamente doloroso à palpação difusamente, sem irritação peritoneal. Os exames laboratoriais evidenciaram anemia, leucocitose moderada, hiponatremia, hipopotassemia e acidose metabólica. A radiografia de abdome evidencia distensão significativa de cólon, porém sem distensão importante do intestino delgado. A tomografia de abdome confirmou os dados acima e evidenciou área de estenose tumoral a nível da 
transição retossigmoidea e sinais de dissecção gasosa da parede do cólon direito. Sobre o caso descrito acima, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Os dados acima nos permitem afirmar que o paciente apresenta válvula íleo-cecal competente.
B
O tratamento com maiores chances de sucesso para o caso é a sondagem nasogástrica descompressiva, ressuscitação volêmica, correção dos distúrbios eletrolíticos, antibioticoterapia e observação clínica por 48 horas.
C
O paciente deve ter tratamento adequado instituído urgentemente devido ao risco iminente de perfuração do ceco.
D
A colostomia é parte do acervo técnico cirúrgico possível para o caso acima.