Paciente do sexo feminino, de 43 anos de idade, sem comorbidades conhecidas e sem medicações de uso contínuo, procura atendimento médico ambulatorial, com demanda de suplementação vitamínica, por queixa de sonolência diurna e perda de performance laboral. Conta que é microempreendedora e trabalha durante 12 a 14 horas diariamente. Dorme das 22 horas às 3 horas da manhã, quando é acordada pelo despertador e inicia os afazeres domiciliares antes da jornada de trabalho. Anos mais jovem, quando não estava em sua ocupação atual, dormia das 22 horas às 6 horas da manhã e não tinha os sintomas mencionados. Relata que, quando seus filhos ficam aos cuidados dos avós e ela pode dormir até mais tarde, tem melhora transitória. Sobre a avaliação dessa paciente, é correto afirmar:
Questão
SP - Hospital Israelita Albert Einstein - HIAE
2025
Residência com pré-requisito - Clínica Médica (R+ CM)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo-feminino126b81bb7f1
A
não apenas a duração como também a qualidade do sono deve ser acessada, pois é possível haver sintomas de privação de sono mesmo em diários de sono com duração superior a 7 horas diárias, situação em que a prescrição de melatonina noturna pode ser benéfica.
B
cochilos breves diurnos com duração inferior a 20 minutos podem ter um efeito deletério na sonolência diurna e na fadiga, e esses efeitos devem ser evitados pelo consumo de cafeína.
C
prejuízos da atenção, do humor, do julgamento e da libido são sintomas esperados na privação crônica do sono e podem ser revertidos com a normalização da rotina de sono; não há papel para farmacoterapia na síndrome do sono insuficiente.
D
há relação entre chance de infarto e duração diária do sono, sendo que a associação é protetora nas pessoas com duração de sono entre 6 e 9 horas diárias, mas a incidência de infarto é maior entre quem tem duração de sono inferior a 6 ou superior a 9 horas diárias; a fim de modelar a duração diária do sono, pode ser benéfica a prescrição de modafinil para sonolência excessiva diurna, combinada à de zolpidem para indução do sono ao início da noite.