Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo-feminino127fa2ec6c0
Paciente do sexo feminino, 62 anos, tabagista e diabética, apresenta quadro de icterícia progressiva há cerca de 1 mês, associada a prurido cutâneo e emagrecimento, sendo internada para investigação diagnóstica. Seu exame físico apresentava icterícia +++/4 e massa palpável, indolor, de contornos bem definidos em HD. Ausência de linfonodos cervicais palpáveis. Sua avaliação laboratorial evidenciou leucograma e transaminases normais, bilirrubina total: 12mg/dl, bilirrubina direta: 11,5mg/dl, fosfatase alcalina: 840mg/dl, gama GT: 1.200mg/dl e CA 19-9: 250U/ml. Optou-se pela solicitação de tomografia computadorizada com contraste venoso que evidenciou volumosa dilatação da vesícula biliar e das vias biliares intra e extra-hepáticas, além de massa sólida de 5cm em cabeça do pâncreas que invade colédoco distal e tem íntima relação com os vasos mesentéricos. Sobre o caso, assinale a alternativa CORRETA:
A
Caso observemos envolvimento menor que 180 graus da circunferência da artéria mesentérica superior, a quimioterapia neoadjuvante pode tornar a ressecção tumoral factível.
B
A definição da conduta frente a esta tumoração depende de biópsia aspirativa por agulha, realizada via radiologia intervencionista.
C
Não existe possibilidade de tratamento curativo sem a duodenopancreatectomia e, apesar deste procedimento ter morbidade elevada, ele é amplamente acessível já que a maior parte dos pacientes apresenta doença ressecável ao diagnóstico.
D
Caso constatada a irressecabilidade do tumor, o tratamento endoscópico paliativo da icterícia deste paciente é contraindicado.