Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo-feminino1353d059337
Paciente do sexo feminino, 58 anos, diabética e obesa, apresenta quadro de dor intensa em membro inferior esquerdo. Refere que há 2 dias iniciou quadro de edema e eritema em perna esquerda, acompanhado de bolhas e áreas de parestesia. Procurou atendimento médico na Unidade Básica de Saúde, sendo prescrita cefalexina e orientações para tratamento domiciliar. Evoluiu hoje com aumento importante da intensidade da dor e piora do aspecto do membro. Nega febre. Ao exame físico, a paciente apresenta-se em REG, pálida, com fascies de dor, taquicárdica, levemente dispneica, afebril e normotensa. Apresenta perna e pé esquerdo com edema com cacifo, eritema, áreas enegrecidas na pele, bolhas hemorrágicas, algumas estouradas drenando conteúdo turvo e fétido. Leucograma: 15.000, Hemoglobina: 9g/dl, Proteína C reativa: 120mg/dl, glicemia capilar: 350mg/dl, creatinina: 2,5mg/dl. Sobre o caso acima, assinale a alternativa CORRETA:
A
Os dados fornecidos são insuficientes para indicar tratamento cirúrgico, estando indicada a investigação de coleções profundas no membro através de ultrassonografia.
B
O desbridamento precoce com ressecção agressiva e extensa de tecido infectado e desvitalizado tem impacto direto no sucesso do tratamento e na melhora da sobrevida.
C
A associação de Penicilina Cristalina com aminoglicosídeos compõe a escolha antibiótica empírica de escolha para o caso.
D
Quando realizada nas primeiras 72 horas após a admissão, geralmente um desbridamento é suficiente para o controle do foco infeccioso.