Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo-feminino13653e594f7
Paciente do sexo feminino, 42 anos, com histórico de colelitíase, apresentou quadro de dor em hipocôndrio direito, tipo cólica, que rapidamente se tornou constante e intensa, migrando para todo o andar superior do abdome, há cerca de 6 horas, associada a vômitos, sendo internada no serviço de pronto atendimento. Seu abdome era globoso, doloroso à palpação profunda do andar superior, sem irritação peritoneal. Na investigação laboratorial, observou-se hiperamilasemia de 2.350mg/dl. Foi mantida em dieta zero com hidratação venosa e analgesia potente e evoluiu após 48 horas com manutenção da dor e dos vômitos, distensão abdominal, sinais clínicos de 
desidratação moderada e hipotensão, taquipnéia, acidose metabólica à gasometria arterial e elevação da contagem de leucócitos e das titulações de uréia e creatinina séricas. Bilirrubinas, gama GT e fosfatase alcalina normais. Sobre o caso descrito, assinale a alternativa CORRETA:
A
A nutrição parenteral é mais efetiva no tratamento desta paciente que a nutrição enteral, principalmente no que se refere a profilaxia da translocação bacteriana e diminuição da mortalidade.
B
Há clara evolução para choque séptico, estando indicado o início de Imipenem e laparotomia para desbridamento do foco infeccioso.
C
O paciente provavelmente preencherá critérios no score de Marshall para disfunção persistente de órgãos, evidenciando evolução grave, estando indicada terapia intensiva com tratamento de suporte.
D
Devido a provável evolução com abscesso retroperitoneal, a tomografia está indicada neste momento, confirmando a indicação de laparotomia urgente para esta paciente.