Paciente do sexo feminino, 42 anos, queixa dor abdominal de início súbito em hipocôndrio direito associada a mal-estar e tontura, há cerca de 2 horas. Nega episódios anteriores, febre, vômitos e sintomas urinários. Nega comorbidades e a única medicação que faz uso regular é de anticoncepcional oral há 20 anos. Apresenta-se em BEG, anictérica, hipocorada, FC: 110bpm, FR: 26irpm e P.A.: 90x70mmHg, que normalizaram após infusão em bolus de 1.000ml de Ringer Lactato. Seu abdome é plano, flácido, moderadamente doloroso à palpação do HD, sem irritação peritoneal. Leucograma normal, hemoglobina 7g/dl, hematócrito 22%. Demais exames laboratoriais normais. Foi submetida a tomografia de abdome que evidenciou fígado de aspecto homogêneo, lesão tumoral de 6cm em lobo direito do fígado com sinais de sangramento recente e moderada quantidade de líquido livre na cavidade abdominal. Sobre o caso descrito, assinale a alternativa CORRETA:
Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo-feminino140601fc1ef
A
O caso ilustra clássica complicação de hiperplasia nodular focal, estando indicada a ressecção tumoral de urgência.
B
Após estabilização do quadro de sangramento, há indicação de ressecção tumoral eletiva devido a considerável potencial de malignidade.
C
O quadro de sangramento sugere fortemente o diagnóstico de hemangioma hepático, estando indicado tratamento quimioterápico após recuperação do quadro urgente.
D
A paciente deve ser submetida a colonoscopia para investigação de neoplasia primária de cólon.