Paciente do sexo feminino, 63 anos de idade, apresenta-se à consulta ginecológica com histórico de sangramento vaginal anormal e dor pélvica. Após realização de exames, incluindo ultrassonografia transvaginal e biópsia endometrial, o diagnóstico confirmado é de câncer de endométrio. O estadiamento da doença foi determinado através da classificação FIGO 2023 para câncer endometrial. Os seguintes resultados de exames abaixo foram utilizados para a classificação e estadiamento do tumor: · Tipo Histológico: o tumor foi identificado como um adenocarcinoma endometrioide grau 3. · Ultrassonografia Transvaginal: o útero apresenta-se aumentado com espessamento endometrial e possível invasão para o miométrio. · Tomografia Computadorizada (TC): indica a presença de linfonodos pélvicos aumentados. · Ressonância Magnética (RM): revela invasão local para a região cervical. Com relação ao quadro clínico descrito acima, assinale a alternativa que indica o estadiamento CORRETO do câncer de endométrio dessa paciente segundo a nova classificação FIGO 2023.
Questão
MG - Fundação Educacional Lucas Machado - FELUMA
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo-feminino14644f20fa8
ANULADA
A
Estádio IB: o tumor está restrito ao corpo do útero, com invasão do miométrio e sem comprometimento da cérvix ou dos linfonodos pélvicos.
B
Estádio IIA: o tumor está limitado ao corpo do útero, com invasão da cérvix e sem envolvimento dos linfonodos pélvicos.
C
Estádio IIC: o tumor está confinado ao útero, com invasão da cérvix e comprometimento dos linfonodos pélvicos.
D
Estádio IIIA: o tumor invadiu a serosa do útero e/ou os tecidos adjacentes, com possível envolvimento dos linfonodos pélvicos, mas sem metástases à distância.