Paciente do sexo feminino, 34 anos, dá entrada no pronto atendimento com quadro de dor em HD associada a vômitos, que migrou para o dorso e todo o abdome superior após algumas horas, evoluindo com piora expressiva de intensidade. Refere episódios prévios de dor em HD, mas nunca tão intensos. Ao exame físico, a paciente se encontrava bastante desidratada, taquicárdica, levemente dispneica, normotensa e oligúrica. Seu abdome era plano, bastante doloroso à palpação profunda em todo andar superior do abdome, sem irritação peritoneal. Sua investigação propedêutica revelou colelitíase, leucocitose discreta e hiperamilasemia. A paciente foi internada em dieta zero, sendo prescrita hidratação venosa, analgesia com derivados da morfina e antieméticos. Após 48h, evoluiu com estabilização hemodinâmica, normalização da frequência respiratória e do débito urinário, porém mantinha quadro doloroso abdominal, agora com distensão, sendo mantida a internação. No 8º dia de internação, evoluiu com sinais de choque e febre, sendo submetido a tomografia de abdome que revelou coleção peripancreática contendo gás no seu interior. Sobre o caso acima, assinale a alternativa CORRETA:
Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo-feminino1474c8e001e
A
Podemos afirmar que o paciente evoluiu de forma insatisfatória porque não foi iniciada antibioticoterapia ao ser definido o diagnóstico de pancreatite aguda moderadamente grave.
B
A conduta adequada é a coleta de hemocultura ou coleta de secreção guiada por tomografia para cultura, início de antibioticoterapia de largo espectro e tratamento de suporte do estado de choque, não estando indicada a abordagem cirúrgica neste momento.
C
A nutrição parenteral, quando iniciada após as 48h de internação, é considerada profilática para a complicação descrita acima.
D
Os dados fornecidos nos permitem afirmar que havia indicação de colecistectomia de urgência após 48 horas do início do quadro e a perda do timing do tratamento cirúrgico ocasionou a complicação descrita.