Paciente do sexo feminino, 21 anos de idade, procura a Unidade Básica de Saúde (UBS) com sintomas como palpitações cardíacas, sudorese excessiva, falta de ar, insônia e dores de cabeça recorrentes. Durante a consulta, a paciente relata estar em um relacionamento abusivo com seu ex-companheiro, do qual se separou há três meses. Durante o relacionamento, ela vivenciou diferentes formas de violência moral e psicológica, até que, há 2 dias, por estar em um bar com amigos, ele a agrediu fisicamente. A paciente está hesitante em denunciar e não quer deixar nenhum registro do abuso devido às ameaças que tem recebido. Afirma que esta foi a primeira e última vez que a agressão evoluiu para força física e que sabe como conduzir a situação sozinha. O exame físico não mostrou alterações fisicas relevantes, mas a paciente apresenta-se agitada, com sudorese excessiva e taquicardia. Sua pressão arterial estå ligeiramente elevada e ela relata desconforto abdominal difuso. Com relação ao quadro clínico descrito acima, assinale a alternativa CORRETA.
Questão
MG - Fundação Educacional Lucas Machado - FELUMA
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo-feminino165e692f9fa
A
O médico deverá respeitar a decisão da paciente e não encaminhar ou notificar a violência, agendando um retorno breve para acompanhar o caso e prestar suporte necessário.
B
O médico deverá notificar o caso de violência no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), mesmo sem o consentimento da paciente e assegurar que ela receba o suporte necessário.
C
O médico deverá encaminhar a paciente para uma avaliação especializada em violência doméstica e solicitar que essa equipe faça a notificação às autoridades e registro no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
D
O médico deve orientar a paciente sobre as opções legais e recursos disponíveis, permitindo que ela assuma a responsabilidade pela notificação e pelo registro no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), garantindo que ela tenha o suporte necessário.