Questão
MG - Fundação Educacional Lucas Machado - FELUMA
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo-feminino1665f9588aa
ANULADA
Paciente do sexo feminino, 52 anos de idade, tabagista, faz acompanhamento irregular de hipertensão arterial sistêmica e Diabetes Mellitus tipo 2. Comparece à consulta com cirurgião vascular devido à Síndrome do Dedo Azul em membro inferior esquerdo, com índice tornozelobranquial (ITB) e exame do membro sem alterações, sendo internada para propedêutica. À admissão, foi avaliada pela equipe hospitalar, sem identificação de outras queixas à anamnese ou alterações ao exame físico, exceto por cianose e gangrena seca de 2 dedos em membro inferior esquerdo. Solicitada revisão laboratorial inicial, com hemograma, função renal e hepática, íons e proteína c-reativa, todos dentro da normalidade, além de ECG e radiografia de tórax, também ambas normais. Em seguida, foi solicitado ecocardiograma transtorácico que identificou vegetação de 1,2 cm em face ventricular da valva mitral, sugerindo endocardite, com degeneração mitro aórtica leve, sem outras alterações relevantes. Foram solicitados 3 pares de hemoculturas, sem crescimento de bactérias após 5 dias. Com relação ao quadro clínico descrito acima, assinale a alternativa CORRETA mais apropriada.
A
A endocardite infecciosa cultura-negativa é relativamente incomum e levanta a possibilidade de patógenos atípicos ou fastidiosos, como fungos, micobactérias, bactérias do grupo HACEK, entre outros.
B
Trata-se de endocardite infecciosa provável pelos critérios de Duke (um critério maior e um menor) e, por se tratar de uma urgência, deve ser iniciada antibioticoterapia imediatamente.
C
Uma alternativa diagnóstica para o caso é a endocardite trombótica não-bacteriana, associada a neoplasias, Lúpus e Síndrome do anticorpo antifosfolípide, o tratamento cirúrgico é a primeira linha terapêutica.
D
Para confirmação do diagnóstico de endocardite infecciosa é necessária a realização do ecocardiograma transesofágico, devido à alta taxa de falsos positivos com o transtorácico.