Paciente do sexo feminino, 48 anos, deu entrada no pronto socorro queixando dor intensa, de início súbito, em região epigástrica e que irradiava para o dorso, associada a vômitos, com evolução de 8 horas. Se apresentava normocorada, anictérica, levemente dispneica e normotensa, com abdome bastante doloroso à palpação em todo o andar superior, sem sinais de irritação peritoneal. A paciente foi internada para investigação e seus exames laboratoriais evidenciaram 12.000 leucócitos com desvio à esquerda, hematócrito e hemoglobina normais, fosfatase alcalina 250U/l, amilase 2.300mg/dl e ultrassonografia com colelitíase. Foi prescrita hidratação venosa, analgesia potente e antieméticos, mas não foram iniciados antibióticos. A paciente evoluiu com estabilidade hemodinâmica, bom débito urinário e regularização da frequência respiratória, porém manteve quadro de importante desconforto abdominal. No 5º dia de internação, foi submetida a tomografia que evidenciou vesícula biliar tópica, normodistendida, com cálculos e aumento do volume e heterogeneidade pancreática com formação de coleção de cerca de 9,0 x 4,0cm ao longo do corpo do pâncreas e densificação da gordura adjacente, sem sinais de compressão gástrica. Sobre o caso descrito, assinale a alternativa CORRETA:
Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo-feminino180e60aa01d
A
A ausência da antibioticoterapia no tratamento inicial foi responsável pela complicação descrita acima.
B
Por tratar-se de abscesso peripancreático, o próximo passo na conduta do caso é a drenagem cirúrgica da loja pancreática.
C
A evolução insatisfatória do caso e a formação da coleção pancreática, classificam o caso como pancreatite grave e indica início imediato de antibioticoterapia de largo espectro.
D
Já que não há compressão gástrica e a paciente se encontra hemodinamicamente estável, o tratamento da coleção neste momento é expectante e sem uso de antibióticos.