Paciente, sexo feminino, 52 anos de idade, chegou ao consultório para consulta de rotina. Nega história familiar para doença arterial coronária. Sobre doenças de base, relata ter dislipidemia, porém não faz uso de medicação. Nega tabagismo e queixas cardiológicas. Ela trouxe um Doppler de carótidas e vertebrais, solicitado pela ginecologista para avaliação de possibilidade de reposição hormonal devido à menopausa (THM). Com base na Diretriz Brasileira sobre a Saúde Cardiovascular no Climatério e na Menopausa – 2024, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A SBC, FEBRASGO e a SOBRAC posicionam-se contra a adoção de implantes hormonais manipulados ou outros hormônios bioidênticos manipulados e modulação hormonal.
( ) Embora a diretriz cite o aumento da espessura médio intinal carotídea como fator adicional de risco, a medida deixou de ser estimulada pela última atualização da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
( ) O risco de câncer de mama associado a THM é elevado, com mais de 1 caso adicional por 1000 mulheres por ano.
( ) O início da terapia na “janela de oportunidade”, que seria tempo de menopausa menor que 5 anos e/ou menos de 60 anos de idade, é considerado cardioproteror.
( ) O início da terapia de THM fora da “janela de oportunidade” deve ser evitada pelo aumento expressivo de risco cardiovascular e eventos cardioembólicos.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.