Paciente do sexo feminino, de 50 anos, com IMC = 30 kg/m², foi diagnosticada com DM2 há 20 anos. Está em uso de insulinoterapia plena (três doses diárias de insulina NPH e regular e metformina 2 g/d). Tem bom controle glicêmico, sendo a última HbA1C = 7%. Será submetida à histerectomia por mioma uterino. Qual a conduta adequada no perioperatório dessa paciente?
Questão
GO - Universidade Federal de Goiás - UFG (Hospital das Clínicas de Goiás - HC)
2017
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo-feminino62c8b03618
A
Suspender a metformina 48 horas antes da cirurgia; suspender as insulinas NPH e regular no dia da cirurgia durante o período de jejum; prescrever esquema escalonado de insulina conforme as glicemias capilares.
B
Suspender a metformina no dia da cirurgia; manter a mesma dose das insulinas NPH e regular no dia da cirurgia durante o período de jejum; prescrever esquema escalonado de insulina conforme as glicemias capilares.
C
Suspender a metformina 48 horas antes da cirurgia; manter a insulina NPH com diminuição em 50% da dose diária, suspender a insulina regular durante o período de jejum e associar SG5%; prescrever esquema escalonado de insulina conforme as glicemias capilares.
D
Suspender a metformina 48 horas antes da cirurgia; suspender insulina NPH e manter a regular com diminuição em 50% da dose diária durante o período de jejum e associar SG5%; prescrever esquema escalonado de insulina conforme as glicemias capilares.