Paciente do sexo feminino, 32 anos, obesa, com história de constipação crônica (refere eliminação de fezes bastante ressecadas, em cíbalos, a cada 7 dias) queixa quadro de aparecimento de nodulação anal bastante dolorosa há 3 dias, após defecação. Ao exame físico, observa-se nodulação violácea bastante edemaciada e dolorosa à palpação localizada em borda anal às 9 horas. Sobre o caso descrito, assinale a alternativa CORRETA:
Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2022
Residência (Acesso Direto)
Paciente-sexo-feminino6519e4f360
A
Apesar do tratamento com anti-inflamatórios, mucilagens orais e banhos de assento apresentarem bons resultados, este pode ser demorado, prolongando o incômodo do paciente e sua impossibilidade de exercer as atividades diárias, frequentemente sendo indicado o tratamento cirúrgico de urgência.
B
A drenagem cirúrgica e antibioticoterapia é o tratamento de escolha para a patologia descrita, porém a evolução para fístula perianal é bastante incidente nesses casos.
C
A esfincterotomia parcial é passo essencial no tratamento cirúrgico desta patologia.
D
Devemos fazer diagnóstico diferencial com Doença de Crohn e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) através de biópsia da
lesão antes da instituição do tratamento desta paciente.