Paciente do sexo feminino, de 31 anos, veio ao planejamento familiar, e trouxe um teste de dosagem de uma proteína nova para verificar sua ovulação, com sensibilidade de 100% e especificidade de 95%, que foi testado em um grupo de 1000 mulheres, que tem prevalência de anovulação de 4%, por teste hormonal (padrão ouro). Sabendo o valor preditivo positivo do teste, a melhor conduta, é:
Questão
PA - Universidade do Estado do Pará - UEPA Belém
2023
Residência (Acesso Direto)
Paciente-sexo-feminino659e120e8b
A
orientar a paciente que a investigação utilizando esta proteína não é confiável para manejo do quadro dela, já que o teste tem mais de 50% de VPP, sendo necessário dar continuidade a investigação.
B
orientar a paciente que a investigação utilizando esta proteína não é confiável para manejo do quadro dela, já que o teste tem menos de 50% de VPP, sendo necessário dar continuidade a investigação.
C
orientar a paciente que provavelmente ela tem um quadro de anovulação, já que o teste tem alta especificidade e sensibilidade.
D
orientar a paciente que, baseado no teste realizado, provavelmente ela tem um quadro de anovulação e que o teste tem VPP menor que 50%, sendo confiável, assim deverá iniciar a medicação para estimular a ovulação.
E
orientar a paciente que, baseado no teste realizado, provavelmente ela tem um quadro de anovulação e que o teste tem VPP maior que 50%, sendo confiável, assim deverá iniciar a medicação para estimular a ovulação.