Paciente, sexo feminino, 40 anos, procura a Unidade Básica de Saúde do seu bairro com queixas, há mais de 10 anos, de dor epigástrica em queimação, moderada, recorrente, que piora com o jejum e melhora com a alimentação. Realizou endoscopia digestiva alta com achado de úlcera péptica bulbar ativa (fase A1 de Sakita) além de gastrite enantemática antral com pesquisa de urease para o Helicobacter pylori (HP) positiva. Qual a alternativa CORRETA em relação a fisiopatologia dessas alterações?
Questão
MG - Universidade Federal de Uberlândia - UFU (Hospital de Clínicas de Uberlândia - HCU)
2018
Residência (Acesso Direto)
Paciente-sexo-feminino7853d20e79
A
A paciente apresenta hipergastrinemia, hipercloridria, metaplasia gástrica no duodeno que evoluiu para úlcera péptica duodenal.
B
A paciente apresenta hipergastrinemia, hipocloridria, metapalasia intestinal antral que pode evoluir com neoplasia gástrica além da úlcera péptica duodenal.
C
A paciente apresenta hipogastrinemia, hipocloridria, metaplasia intestinal no antro e no duodeno que evoluiu para úlcera péptica duodenal.
D
A paciente pode apresentar hipogastrinemia e hipercloridria e tem metaplasia gástrica no duodeno que evoluiu para úlcera péptica duodenal.