Paciente do sexo feminino, 48 anos, vem ao pronto socorro queixando dor anal de início súbito há 24 horas, após episódio de defecação dificultada por fezes endurecidas. A dor era inicialmente moderada e evoluiu com piora progressiva e aparecimento de nodulação local. A paciente foi orientada a assumir posição de Sims para o exame físico e durante a inspeção anal, observou-se nódulo arroxeado, em borda anal, não endurecido, bastante doloroso à palpação. Devido à dor, o exame físico foi interrompido e o toque retal não foi realizado. Sobre o caso descrito, assinale a alternativa CORRETA:
Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo-feminino95192fcee1
A
Já que a paciente procurou avaliação médica precoce, é seguro afirmar que ela se beneficiará com tratamento cirúrgico de urgência, sob anestesia local.
B
Já que o toque retal não pôde ser realizado, há indicação precisa de avaliação tomográfica para a investigação de processo neoplásico retal.
C
O uso tópico de pomadas de nifedipina são preferenciais neste estágio por diminuir a necessidade de tratamento cirúrgico eletivo posterior.
D
A decisão terapêutica, se clínica ou cirúrgica, deverá ser baseada no resultado do leucograma e nos níveis de proteína C reativa.