Questão
MG - Fundação Educacional Lucas Machado - FELUMA
2023
Residência (Acesso Direto)
Paciente-sexo101df8e5dec
Paciente do sexo masculino, 26 anos de idade, previamente hígido, recebeu diagnóstico de Osteossarcoma de alto grau, sem metástases à distância, sendo submetido a amputação transfemoral do membro inferior esquerdo, sem intercorrências. Após a cirurgia, evoluiu de forma insidiosa ao longo de um mês com quadro de tosse seca, dor pleurítica à direita e dispneia, aos esforços, progressiva. Foi identificado em radiografia de tórax um derrame pleural volumoso à direita, ocupando todo o hemitórax, sendo o paciente internado para propedêutica e tratamento. Foi solicitada revisão laboratorial com os seguintes resultados: Com relação ao quadro clínico descrito acima, assinale a alternativa CORRETA.


A
A combinação de derrame pleural do lado direito, com NT-probnp muito elevado e características laboratoriais do derrame sugestivas de transudato sugerem que o diagnóstico etiológico seja insuficiência cardíaca ou mesmo embolia pulmonar com insuficiência do ventrículo direito, sobretudo devido à dor pleurítica associada.
B
O diagnóstico mais provável para o quadro é de derrame pleural parapneumônico complicado, principalmente devido a cirurgia recente, leucocitose leve e proteína c-reativa muito elevada, porém o lactato arterial baixo e a ausência de bactérias à coloração de Gram excluem essa possibilidade.
C
Uma importante hipótese é de derrame pleural de etiologia neoplásica, sendo que os principais fatores que a favorecem são a doença de base, a magnitude e a unilateralidade do derrame e a propedêutica do líquido com critérios de Light sugestivos de exsudato.
D
A análise do líquido pleural incompleta (sem dosagem de colesterol) impossibilita a diferenciação entre exsudato e transudato, porém a negatividade do BAAR e da citologia oncótica excluem as possibilidades de tuberculose ou neoplasia como causas do derrame pleural desse paciente.