Paciente sexo masculino, 45 anos, procedente de Bragança. Etilista crônico. Há 2 dias refere dor abdominal de início súbito em epigastro que posteriormente se espalhou para todo o abdome, com piora progressiva. Refere que estava utilizando diclofenaco para dor de garganta. Ao exame, consciente e orientado, fácies de dor, hipocorado+/4, desidratado++++/4, frequência cardíaca 130 batimentos por minuto. Pressão arterial 100 x 60 mmHg. Ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações. Abdome distendido, muito tenso e doloroso difusamente, com descompressão brusca positiva. Sinal de Jobert positivo. Realizou rotina radiológica do abdome agudo que evidenciou a presença de pneumoperitôneo. Com base nesse quadro, é correto afirmar:
Questão
PA - Universidade Federal do Pará - UFPA (Hospital Universitário João Barros Barreto - HUJBB) (Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza - HUBFS)
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo103016687e7
A
Trata-se provavelmente de um abdome agudo inflamatório por diverticulite aguda, devido à presença do sinal de Jobert.
B
A rotina radiológica do abdome agudo consiste em Rx do abdome em ortostase e decúbito ventral horizontal.
C
Trata-se provavelmente de um abdome agudo perfurativo, devido a úlcera péptica perfurada, e o sinal de Jobert corresponde à perda da macicez hepática no hipocôndrio direito à percussão.
D
Trata-se provavelmente de um abdome agudo hemorrágico devido a úlcera péptica com sangramento ativo, e a endoscopia digestiva alta deve ser realizada de urgência.
E
Trata-se provavelmente de um abdome agudo inflamatório por pancreatite aguda, e o paciente deverá realizar tomografia computadorizada do abdome de urgência para confirmar o diagnóstico.