Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo105349ab7bd
Paciente do sexo masculino, 40 anos, dá entrada no pronto atendimento com quadro de dor tipo cólica, de início súbito, bastante intensa, que iniciou em região lombar alta à direita e irradiou para FD e hemibolsa escrotal direita, com evolução de 4hs. Refere vômitos. Nega febre e diarreia. Ao exame físico, o paciente se apresenta ansioso, inquieto na maca, com facies de dor, taquicárdico, sudoreico e normotenso. Seu abdome é bastante doloroso à palpação profunda em Flanco Direito e Fossa Ilíaca Direita, sem sinais de irritação peritoneal. Leucograma: 9.000. EAS: incontáveis hemácias e piócitos/campo.

Sobre a investigação diagnóstica e tratamento deste paciente, assinale a alternativa INCORRETA:
A
A identificação de complicações infecciosas, insuficiência renal ou complicações obstrutivas urinárias, indicam internação hospitalar e possível tratamento cirúrgico/endoscópico.
B
O uso de anti-inflamatórios não esteroidais como o Diclofenaco® e a morfina são drogas frequentemente usadas no tratamento inicial nestes casos.
C
Na ausência de complicações, o uso da Tansulosina e da Nifedipina podem evitar a necessidade do tratamento cirúrgico para o caso acima.
D
Já que a urografia excretora com contraste venoso apresenta a maior sensibilidade e especificidade no diagnóstico etiológico e de complicações para estes casos, esta é preferencialmente o exame de imagem indicado para avaliação inicial e decisão terapêutica.