Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo109545c6d4b
Paciente do sexo masculino, 16 anos, é atendido no pronto socorro apresentando quadro de dor tipo cólica em epigástrio que migrou para Fossa Ilíaca Direita há 2 dias, associada a vômitos e 1 episódio de febre baixa. Seu estado geral é bom e o paciente se encontra hemodinamicamente estável. O hemograma evidenciou 18.000 leucócitos com desvio à esquerda e a Proteína C Reativa era 35 mg/dl. Para a tomada da decisão terapêutica deste paciente, foi realizada tomografia de abdome com contraste venoso que evidenciou apêndice aumentado de volume, paredes espessadas, contendo fecalito no seu interior, sem sinais de perfuração ou abscesso.

Sobre a conduta do caso, assinale a alternativa CORRETA:
A
Por tratar-se de apendicite aguda não complicada, este paciente seria bom candidato para manejo não-cirúrgico, com antibioticoterapia exclusiva.
B
Caso a tomografia evidenciasse abscesso intracavitário, a abordagem laparoscópica estaria contraindicada.
C
Se a abordagem cirúrgica confirmar os achados tomográficos, a dose única de Cefoxitina durante a indução anestésica deve ser suficiente no tratamento deste paciente.
D
Os dados nos permitem afirmar que a melhor conduta para o caso é apendicectomia convencional urgente, com pós-operatório em unidade de tratamento semi-intensiva.