Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo113676eccc5
Paciente do sexo masculino, 10 anos de idade, apresentando quadro de dor aguda e progressiva em FID, associada a vômitos e febre e sinais de irritação peritoneal. Foi indicada a laparotomia pela hipótese diagnóstica de apendicite aguda, porém durante a exploração cirúrgica foi observado abscesso bloqueado em FID secundário a processo inflamatório e perfuração em estrutura saculiforme de 5cm de diâmetro localizado em íleo distal, há cerca de 50cm da vávula íleo-cecal. O apêndice não tinha sinais patológicos. Optou-se por enterectomia do segmento ileal acometido, enteroanastomose e apendicectomia incidental. A mãe do paciente solicitou esclarecimento sobre o achado cirúrgico e a patologia do filho. As seguintes orientações são adequadas para o caso, EXCETO:
A
“A maioria das pessoas não sabe que tem essa pequena alteração no intestino porque não tem sintomas e se pode passar a vida inteira sem apresentar complicações”.
B
“É uma doença de difícil diagnóstico porque ela normalmente passa despercebida nos exames de imagem como ultrassonografia e tomografia e o diagnóstico geralmente é feito durante uma cirurgia para outras doenças”.
C
“Essa doença não complica apenas com inflamação e casos de obstrução intestinal e hemorragia digestiva também podem ocorrer”.
D
“As duas principais causas de inflamação são a presença de tecido de outras partes do tubo digestivo (tecido ectópico), como esôfago e duodeno, e perfuração por corpos estranhos como espinhas de peixe”.