Paciente do sexo masculino, 65 anos, com história de constipação crônica e baixa ingesta alimentar de fibras, vem ao pronto socorro queixando dor tipo cólica, aguda, em FIE, de moderada intensidade, há cerca de 48 horas, associada a náuseas, vômitos e parada de eliminação de fezes. Refere, ainda, 1 episódio de febre baixa. Nega comorbidades como hipertensão e diabetes. Ao exame físico, encontra-se em BEG, eupneico, afebril, hemodinamicamente estável. Seu abdome é plano, flácido, bastante doloroso à palpação profunda em FIE, com discreta irritação peritoneal. Leucograma: 16.000. Proteína C reativa: 80mg/l. Foi submetido a Tomografia Computadorizada de abdome que evidenciou presença de múltiplos divertículos em cólon sigmoide, com borramento da gordura pericólica e presença de coleção líquida bloqueada de cerca de 6cm. Sobre o caso acima, assinale a alternativa CORRETA:
Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo113afac5560
A
Por tratar-se de paciente classificado como Hinchey IB, a drenagem percutânea da coleção pericólica pode prevenir a necessidade de sigmoidectomia de urgência.
B
O próximo passo na investigação diagnóstica deste paciente é a realização de colonoscopia para avaliar a presença de complicações como edema, hiperemia, presença de pus e erosões, além de estabelecer adequadamente a classificação DICA para o caso.
C
Por tratar-se de paciente com baixo risco para complicações cirúrgicas, o paciente pode ser tratado inicialmente em domicílio, com dieta líquida sem resíduos e repouso, sem uso de antibióticos.
D
A presença de febre, leucocitose e proteína C reativa elevada, revela alto risco de complicações graves que, quando associado
aos achados tomográficos descritos acima, compõem indicação formal para colectomia esquerda e colostomia terminal à Hartmann.