Paciente do sexo masculino, 52 anos, com história de dispepsia crônica há vários anos que evoluiu com discreta piora há 3 meses associada a intolerância a alimentos sólidos, plenitude pós prandial e vômitos. Refere ter perdido cerca de 14kg no período e que após 1 episódio de hematêmese, procurou atendimento médico. Ao exame físico, o paciente se encontra hipocorado ++/4, eupneico, afebril, anictérico e hemodinamicamente estável. Abdome plano, flácido, simétrico e indolor à palpação, sem massas palpáveis ou ascite. Ausência de linfonodos palpáveis em região cervical e axilar. Traz consigo endoscopia que evidencia lesão úlcero-infiltrativa em região do antro gástrico, parcialmente obstruindo o piloro. O exame histopatológico revelou tratar-se de adenocarcinoma do tipo intestinal de Lauren. Sobre o estadiamento deste paciente, assinale a alternativa INCORRETA:
Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo125717e53b6
A
Por tratar-se de adenocarcinoma gástrico tipo Borrmann III, podemos afirmar que o estadiamento mínimo deste paciente é T3N2Mx.
B
A laparoscopia pode ser indicada no estadiamento deste paciente no intuito de realizar análise citológica peritoneal assim como coleta de ascite para estudo.
C
A ultrassonografia endoscópica é atualmente o melhor método de avaliação do grau de infiltração tumoral na parede do estômago (T) e acometimento linfonodal adjacente (N).
D
Apesar da tomografia computadorizada de abdome estar indicada para o estadiamento, sua acurácia para evidenciar linfonodos acometidos e pequenas metástases peritoneais não é adequada.