Paciente do sexo masculino, 57 anos, procedente de comunidade ribeirinha de Juruá, vem a atendimento médico ambulatorial para avaliação de queixas urinárias. Refere que há cerca de 5 anos vem apresentando dificuldade progressiva para urinar, muitas vezes exigindo esforço para iniciar a micção e saída de jato urinário fraco, continuada sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, aumento da frequência de micções durante o dia e vários episódios de noctúria, impactando sua qualidade de vida e suas atividades diárias. Nega hematúria, disúria e dor pélvica. Nega qualquer tipo de tratamento médico para suas queixas. O exame físico do pênis e do escroto não tinham alterações. Não foi palpado bexigoma. O toque retal evidenciou próstata de volume aumentado, consistência fibroelástica, sem nodulações. Sobre o caso descrito, assinale a alternativa CORRETA:
Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2022
Residência (Acesso Direto)
Paciente-sexo1281d0ef65e
A
A provável evolução para hidronefrose indica urografia excretora para o caso.
B
Já que não foram palpadas nodulações prostáticas, não há indicação da realização da USG transretal e a dosagem do PSA sérico.
C
O paciente apresenta sintomas graves de obstrução infravesical, estando indicada a prostatectomia para alívio dos sintomas.
D
A abordagem terapêutica inicial para o caso provavelmente consistirá no uso de alfabloqueadores como a doxazosina e diminuição da ingesta hídrica à noite.