Paciente do sexo masculino, 57 anos, vem ao atendimento médico queixando dor tipo cólica em FIE com piora progressiva, associada a vômitos e constipação há 48 horas. Refere hábito intestinal inadequado, com eliminação de fezes endurecidas e ressecadas, sob esforço, cerca de uma vez por semana, há muitos anos. Nega febre e episódios anteriores de dor semelhante. Nega comorbidades. Ao exame físico apresenta-se em BEG, eupneico, afebril hemodinamicamente estável. Seu abdome é globoso, flácido, doloroso à palpação profunda, sem irritação peritoneal ou plastrão palpável. Leucograma: 12.000 e Proteína C reativa: 63mg/l. Foi solicitada tomografia de abdome que evidenciou presença de divertículos em sigmoide de parede espessada, contendo divertículos, com borramento da gordura adjacente, sem coleções ou líquido livre na cavidade abdominal. Sobre o caso descrito, assinale a alternativa CORRETA:
Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo129231cc0aa
A
Por tratar-se de paciente imunocompetente, sem comorbidades e com bom estado geral, o tratamento clínico inicial pode ser realizado sem antibióticos.
B
Considerando que a grande maioria dos casos descritos acima evoluem com complicações como perfuração de cólon, formação de abscessos e peritonite, há clara indicação para hospitalização.
C
A história, o exame físico e a avaliação laboratorial eram suficientes para fechamos o diagnóstico clínico e início do tratamento, sem a necessidade da realização da tomografia.
D
A conduta definitiva para o caso é a sigmoidectomia eletiva laparoscópica realizada 6 a 8 semanas após a remissão dos sintomas com tratamento clínico.