Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo1301aec552d
Paciente do sexo masculino, 18 anos, é trazido por familiares ao pronto atendimento devido a queda de árvore há 1 hora. Queixa contusão abdominal durante a queda e nega trauma craniano e torácico. Suas vias aéreas são livres e a coluna cervical é indolor à palpação. O tórax não apresenta lesões externas, mas é doloroso à palpação na transição tóraco-abdominal à esquerda, onde se observa extensa escoriação. Murmúrio vesicular fisiológico bilateralmente. O paciente se encontra alerta, FC: 100bpm, FR: 24irpm. P.A.: 120x80mmHg. A inspeção abdominal revela áreas de contusão em flanco direito e FIE. A palpação evidencia dor difusa, sem sinais de irritação peritoneal. A mobilização da bacia era indolor. Não havia sinais de trauma craniano ou comprometimento neurológico. Membros sem deformidades. Sobre o caso descrito, assinale a alternativa CORRETA
A
As lesões descritas acima são suficientes para indicação de laparotomia exploradora imediata sem necessidade de investigação complementar.
B
Já que o exame físico abdominal é inconclusivo e alterado devido a contusão torácica, a radiografia de abdome será útil na determinação de lesões de vísceras maciças intra-abdominais.
C
A ultrassonografia é capaz de avaliar lesões pancreáticas traumáticas mesmo com amilase sérica normal.
D
A tomografia, se disponível na unidade de atendimento, seria bem indicada para avaliação do trauma abdominal deste paciente por possibilitar o diagnóstico de ar ou líquido livre na cavidade peritoneal, lesões de órgãos maciços e de órgãos retroperitoneais.