Paciente do sexo masculino, 48 anos, diabético, é internada com quadro de dor em peso em quadrante superior direito do abdome acompanhado de febre noturna com calafrios, náuseas e vômitos há cerca de 2 semanas. Refere ser portadora de colelitíase e relata internação há 1 mês com quadro de colecistite acompanhada de icterícia e febre, sendo tratada clinicamente. Ao exame físico, se apresenta em bom estado geral, afebril, levemente ictérica, hemodinamicamente estável. Seu abdome é doloroso à palpação em quadrante superior direito, com sinal de Murphy ausente e hepatomegalia palpável. Na investigação laboratorial, chama a atenção leucograma de 18.000, elevação de transaminases e fosfatase alcalina. A ultrassonografia evidenciou lesão hipoecoica bem definida em lobo direito do fígado, contendo debris, sem fluxo interno ao doppler, com cerca de 8cm de diâmetro. Sobre o caso descrito, assinale a alternativa INCORRETA:
Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo1381e3a87e9
A
O próximo passo na avaliação deste paciente é a tomografia computadorizada com contraste venoso, para confirmação diagnóstica.
B
Apesar da aspiração por agulha, guiada por ultrassonografia, provavelmente ser falha como modalidade terapêutica para este caso, ela pode ser indicada para coleta de material para cultura.
C
Os dados acima nos permitem afirmar que a antibioticoterapia de amplo espectro como modalidade única de tratamento apresenta altos índices de resolutividade para estes casos.
D
A drenagem percutânea, guiada por tomografia, é opção terapêutica bastante adequada para o caso.