Paciente do sexo masculino, 50 anos de idade, comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS) queixando-se de “coceira pelo corpo todo, que piora à noite”. Ao exame clínico, o médico de família constata várias lesões na pele, localizadas entre os espaços interdigitais, nas dobras axilares anteriores, nos mamilos, pênis e entorno do umbigo. As lesões são ligeiramente salientes, apresentando forma linear e coloração avermelhada. Notam-se também arranhões na pele, causados, provavelmente, pelo ato de coçar. Moram com o paciente sua esposa, de 46 anos de idade e sua filha de 22 anos, que está grávida. Conforme relata o paciente, mulher e filha não apresentam coceira. O médico faz algumas orientações sobre a importância da higiene das unhas, das roupas pessoais e da casa e, por fim, prescreve tratamento medicamentoso. Qual o tratamento medicamentoso correto para esse caso?
Questão
MS - Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD (Hospital Universitário da UFGD - HU)
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo140813a05d4
A
Tratamento tópico: Permetrina – creme ou loção a 5%, duas aplicações, com intervalo de sete dias, para todos os membros da família.
B
Tratamento tópico: Permetrina – creme ou loção a 5%, duas aplicações, com intervalo de sete dias, somente para o paciente.
C
Tratamento tópico: Lidano – creme ou loção a 1%, duas aplicações, com intervalo de sete dias, para todos os membros da família.
D
Tratamento tópico: Monossulfiram – sabonete 5%, uma aplicação diária, por sete dias, somente para o paciente.
E
Tratamento sistêmico: Ivermectina – 400 μg/kg, dose única, para todos os membros da família.