Questão
ES - Santa Casa de Misericórdia de Vitória - EMESCAM
2009
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo1479bcc6dd7
Paciente do sexo masculino, 47 anos de idade, com história de cirrose hepática, foi internado na enfermaria de clínica médica. Ao exame físico apresenta-se sonolento, desorientado no tempo e no espaço, com flapping. Apresenta aranhas vasculares em tronco e membros superiores, hipotrofia muscular e edema de MMII (++/4+). Ao exame físico do abdome nota-se circulação colateral, hérnia umbilical e manobra de macicez móvel positiva. Foram realizados os seguintes exames laboratoriais: albumina 2,2 g/dl; AST 110 U/l (valor de referência até 30 U/l); ALT 60 U/l (valor de referência até 30 U/l); bilirrubina total 4,1 mg/dl, TAP 45%; Na 135 mEq/L; K 3,8 mEq/L; creatinina 1,5 mg/dl; ureia 48 mg/dl. Os achados do líquido ascítico incluem 650 leucócitos/mm³ (60% polimorfonucleares); proteína total de 0,8 g/dl e albumina de 0,4 g/dl. A cultura do líquido ascítico ainda está em andamento. Em relação ao caso acima, assinale a alternativa INCORRETA:

A
A análise do líquido ascítico é compatível com diagnóstico de peritonite bacteriana espontânea e, portanto, o paciente deve receber tratamento com cefalosporina de 3ª geração.
B
O paciente apresenta alterações ao exame físico que são compatíveis com encefalopatia hepática. A insuficiência renal e a presença de infecções são fatores precipitantes dessa complicação da cirrose hepática.
C
Os níveis séricos elevados de bilirrubinas e transaminases e o prolongamento do tempo de protrombina, ajudam a avaliar o prognóstico do paciente.
D
A taxa de recorrência da peritonite bacteriana espontânea é elevada, portanto, após o fim do tratamento, esse paciente deverá receber profilaxia secundária com quinolona. 
E
A paracentese terapêutica com reposição de albumina pode ser utilizada para tratar a ascite do paciente.