Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo1592d4724c1
Paciente do sexo masculino, 28 anos, vem ao pronto atendimento queixando dor subesternal e epigástrica severas, que o acordaram durante a madrugada. O paciente refere ter ido à festa na noite anterior e ingerido uma quantidade significativa de álcool que o fez vomitar várias vezes ao chegar ao seu domicílio. Ao exame físico, o paciente apresentava-se com fascies de dor, febril (38,8oC), taquicárdico, taquipneico e normotenso. A ausculta do tórax revelou murmúrio vesicular diminuído à esquerda, ausência de ruídos adventícios e exame cardíaco apresentando taquicardia sem outras alterações. Seu abdome era doloroso à palpação profunda do epigástrio, sem sinais de irritação peritoneal. Sua investigação laboratorial revelou leucocitose importante (26.000 leucócitos com desvio à esquerda). Hematócrito, hemoglobina, contagem de plaquetas, dosagens de amilase, bilirrubinas e transaminases dentro da normalidade. Foi submetido a ECG que evidenciou taquicardia sinusal. A radiografia de tórax evidenciou derrame pleural associado a pequeno pneumotórax à esquerda e pneumomediastino. Sobre o caso acima, assinale a alternativa CORRETA:
A
O próximo passo para o diagnóstico deste paciente é a tomografia de tórax com contraste oral iodado.
B
O esofagograma contrastado com bário é o estudo radiográfico mais eficaz e menos mórbido indicado para o caso.
C
Os dados acima nos permitem afirmar que a melhor opção de tratamento deste paciente é a drenagem fechada de tórax à esquerda, manutenção de dieta oral sem gorduras, antibioticoterapia e inibidores de bomba de prótons.
D
Os dados acima nos permitem afirmar que a endoscopia digestiva alta é contraindicada para este paciente por aumentar significativamente o índice de mortalidade.