Paciente do sexo masculino, 6 anos de idade, é levado pela mãe para consulta em pronto-socorro. Informa que há 2 semanas o paciente apresentou quadro de amigdalite aguda diagnosticada pelo médico do centro de saúde, com prescrição de amoxicilina por 10 dias. Fez uso correto da medicação e paciente apresentou melhora clínica. Porém, há 3 dias o paciente está apresentando quadro de edema periorbitário e como a mãe está suspeitando de alergia à amoxicilina resolveu levar a criança para avaliação médica. Durante a consulta, quando questionada, a mãe ainda relatou episódios esporádicos de hematúria nos últimos 2 dias. Ao exame físico, o médico notou criança em bom estado geral, com presença de edema periorbitário, além de discreto edema em bolsa escrotal. O exame dos aparelhos respiratório e abdominal estavam normais. Durante avaliação cardiovascular, notou-se FC:100 bpm, com pulsos cheios e simétricos, além de pressão arterial de 150x100 mmHg. Com relação ao quadro clínico descrito acima, assinale a alternativa CORRETA:
Questão
MG - Fundação Educacional Lucas Machado - FELUMA
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo15955edf7db
A
Trata-se, provavelmente, de um quadro de síndrome nefrótica por lesões mínimas e o médico assistente deve iniciar tratamento com corticoide oral e furosemida para redução do edema imediatamente.
B
Trata-se, provavelmente, de um quadro de glomerulonefrite pós-estreptocócica, sendo importante confirmar a infecção prévia pelo Streptococcus pyogenes com exames, como, por exemplo, o teste antiestreptolisina.
C
Trata-se, provavelmente, de um quadro de síndrome nefrótica pós-estreptocócica, sendo importante confirmar o diagnóstico por biópsia, uma vez que o quadro pode evoluir para glomerulonefrite rapidamente progressiva.
D
O paciente provavelmente desenvolveu um quadro de angioedema após uso de amoxicilina, o que é comum ao término do tratamento, sendo recomendado evitar o uso da medicação para se evitar quadros mais graves no futuro.