Questão
MA - Universidade Federal do Maranhão - UFMA (Hospital Universitário Presidente Dutra)
2017
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo607ba35392
Paciente do sexo masculino, 45 anos de idade, com história pregressa de colecistectomia videolaparoscópica realizada há seis meses devido à colelitíase, relata o surgimento de dor abdominal em andar superior com irradicação para o dorso há 5 dias, associada à colúria e icterícia. Submetido à colangiorressonância, que evidenciou coledocolitíase e dilatação das vias biliares (12 mm). Assinale a alternativa INCORRETA:
A
Trata-se de um provável caso de litíase residual, haja vista que o surgimento dos sintomas se deu dentro do intervalo de dois anos após a colecistectomia, pode ser manejada por colangiopancreatografia endoscópica retrógrada (CPRE) com papilotomia e coledocolitotomia.
B
A CPRE com papilotomia e coledocolitotomia é um procedimento que pode ser realizado antes mesmo da colecistectomia videolaparoscópica.
C
A litíase biliar residual apresenta risco para o desenvolvimento de episódios de colangite e pancreatite biliar aguda, portanto merece tratamento específico para a prevenção de complicações.
D
O tratamento mais adequado é a realização de uma derivação bileodigestiva do tipo hepaticojejunal, em função do grau da ectasia das vias biliares e o risco subsequente de formação de novos cálculos na árvore biliar principal após o tratamento endoscópico. 
E
Entre as complicações associadas à CPRE com papilotomia e coledocolitotomia, destacam-se a pancreatite aguda, hemorragia, perfuração duodenal e colangite.