Questão
MG - Hospital Dilson Godinho - HDG
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo6218bbb82f
Paciente do sexo masculino, 23 anos de idade, com história de trauma abdominal por projétil de arma de fogo (PAF) transfixante da parede abdominal anterior há 1 hora. Apresenta-se com estabilidade hemodinâmica e respiratória, porém com sinais clínicos de peritonismo em andar inferior do abdome. Submetido à laparotomia exploradora, foram evidenciadas lesões jejunoileiais. Em relação ao caso descrito, assinale a alternativa INCORRETA:
A
As lesões de intestino delgado por PAF devem ser corrigidas preferencialmente com ressecção dos segmentos comprometidos e reconstrução do trânsito intestinal primariamente.
B
Além dos sinais clínicos de peritonismo, a instabilidade hemodinâmica e evisceração de órgãos ou epíplon podem ser consideradas como indicações para abordagem cirúrgica nos casos de traumatismos abdominais por PAF.
C
As lesões traumáticas na parede abdominal anterior que violam o peritôneo podem ser consideradas penetrantes em relação à cavidade peritoneal.
D
Em função da comprovada lesão de víscera oca com contaminação da cavida de abdominal, justifica- se a antibioticoterapia prolongada por no mínimo 10 dias com anaerobicida associado a uma cefalosporina de terceira geração.
E
As lesões determinadas por PAF estão relacionadas à energia cinética dos projéteis e a liberação de calor por eles ao transitarem pelos tecidos e órgãos.