Paciente do sexo masculino, 71 anos, com diagnóstico recente de neoplasia gástrica com indicação cirúrgica, refere inapetência progressiva nos últimos 2 meses, que acredita estar associada à piora da depressão. Mede 1,75m e seu peso prévio usual era de 83kg (IMC 27,1kg/m²). Atualmente está pesando 71kg (IMC 23,1kg/m²). Refere náuseas, nega vômitos e evacua diariamente. Em relação ao preparo nutricional pré-operatório do paciente acima, é CORRETO afirmar que:
Questão
RS - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
2023
Residência (Acesso Direto)
Paciente-sexo685f8943a3
A
Apesar do recente emagrecimento, o paciente ainda encontra-se eutrófico pelo IMC e, portanto, não há necessidade de preparo pré-operatório com terapia nutricional.
B
Devido à importante perda de peso não intencional e associada a náuseas, a terapia nutricional parenteral é a melhor opção para o preparo nutricional pré-operatório do paciente.
C
O preparo nutricional pré-operatório com suplementação por via oral ou enteral por pelo menos uma semana é indicado para esse paciente.
D
A terapia nutricional pré-operatória só apresenta benefício se realizada por pelo menos 30 dias. O atraso do tratamento definitivo para o preparo nutricional desse paciente deve ser, portanto, bem discutido e ponderado pela equipe assistente.