Paciente do sexo masculino, 47 anos, com história de dor abdominal de forte intensidade, em faixa, súbita, associado a presença de sinal de Cullen há 2 dias. Apresenta-se no Prontosocorro (PS) com frequência cardíaca de 130 bpm, pressão arterial de 100 x 60 mmHg, obnubilado e com oligúria de 400ml/24h. Único dado comemorativo na sua história pregressa é o fato de ter dislipidemia familiar. Quanto a estratégia de tratamento do caso, assinale a alternativa correta
Questão
PA - Universidade do Estado do Pará - UEPA Belém
2024
Residência (Acesso Direto)
Paciente-sexo75df17aadc
A
O tratamento a princípio é conservador, com internação em unidade de terapia intensiva, controle da dor e medidas de suporte para controle das funções vitais.
B
O uso da morfina no controle do quadro de dor é fundamental, devido a intensidade da dor e ao menor efeito causador de espasmo sobre o esfíncter de Oddi.
C
A presença de oligúria contraindica o uso de drogas vasoativas como a dopamina, permanecendo a estratégia de expansão volêmica com soro fisiológico.
D
A Nutrição Parenteral Total (NPT) é primordial como forma de suporte nutricional, considerando que não se deve utilizar o tubo digestivo para alimentação.
E
A cobertura profilática de antibióticos com carbapenêmicos ou associação de ciprofloxacino e clindamicina está indicada mesmo sem sinais infecciosos.