Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2025
Residência com pré-requisito - Clínica Médica (R+ CM)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo81f55c2b40
Paciente do sexo masculino, 45 anos, tem diagnóstico de HIV e não realiza tratamento. Foi hospitalizado devido sangramento de mucosas, febre e anemia grave. Realizado diagnóstico de leucemia linfoblástica aguda e iniciado tratamento quimioterápico. Após sete dias do uso da medicação citotóxica, iniciou com oligúria e náuseas. Ao exame físico, não apresentava edema ou congestão pulmonar. Dosagem de creatinina 5,1 mg/dL, ureia 153 mg/ dL, ácido úrico 17,5 mg/dL, Hb 7,8 g/dL, plaquetas 10.000/mm3. Sobre o caso, assinale a alternativa correta.
A
O paciente possui alto risco de síndrome de lise tumoral e medidas preventivas são diureticoterapia agressiva e alopurinol.
B
A elevação sérica de ácido úrico após a lise celular não contribui para o desenvolvimento de lesão renal aguda.
C
Na síndrome de lise tumoral é esperado que o paciente apresente hipercalemia, hipercalcemia e hipofosfatemia.
D
O diagnóstico provável é de glomeruloesclerose segmentar e focal do tipo colapsante associada ao HIV e a biópsia renal está indicada neste momento.
E
A terapia dialítica pode ser indicada no curso desta condição, principalmente nos casos que apresentem hipercalemia grave e alteração eletrocardiográfica; a hemodiálise é o método preferível.