Paciente do sexo masculino de 73 anos no pós-operatório recente de artroplastia de quadril, em uso de rivaroxabana para prevenção de tromboembolismo venoso, fez uso nos últimos dias de comprimidos de diclofenaco e foi encontrado inconsciente por sua esposa e levado pelo SAMU à emergência do seu hospital. No atendimento inicial, chega-se a conclusão de que o paciente apresenta choque hemorrágico secundário a uma hemorragia digestiva alta. Assinale a alternativa correta em relação ao mecanismo de ação e reversão dos efeitos da rivaroxabana.
Questão
SP - Hospital Oftalmológico de Sorocaba - HOS
2020
Residência (Acesso Direto)
Paciente-sexo837c4adc28
A
A meia-vida da rivaxabana é longa, a dosagem do INR é segura para estimar o grau de anticoagulação e deve ser utilizado plasma fresco congelado para reversão dos seus efeitos.
B
Sendo um inibidor não seletivo do fator Xa, a utilização de concentrado de complexo protrombínico não tem efeito na reversão de seus efeitos.
C
O INR não é método seguro para estimar o grau de anticoagulação e a utilização de plaquetas e sulfato de protamina deve ser considerada frente a sangramentos significativos.
D
O valor do INR não é seguro para estimar o grau de anticoagulação e a utilização de concentrado de complexo protrombínico deve ser considerada na reanimação de pacientes com sangramentos graves.
E
Embora a meia-vida de ação seja relativamente curta e não havendo antídoto específico, a utilização de sulfato de protamina e vitamina K deve ser considerada em pacientes que não respondem à utilização de plasma fresco congelado.