Questão
SP - Hospital Israelita Albert Einstein - HIAE
2025
Residência com pré-requisito - Clínica Médica (R+ CM)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo86b7276666
Paciente do sexo masculino, de 53 anos de idade, previamente hígido, procura atendimento ambulatorial por queixa de dor abdominal, alteração de hábito intestinal e fezes com sangue. Não apresenta febre, refere que vem notando perda de apetite e que tem estado mais pálido. Nega realização de pesquisa de sangue oculto nas fezes ou colonoscopia no passado. Exame físico: bom estado geral, eutrófico, afebril, descorado 1+/4, anictérico, sem massas abdominais palpáveis e sem outras alterações percebidas.

Sobre o cuidado e a avaliação diagnóstica desse paciente, é INCORRETO afirmar:

A
colonoscopia diagnóstica com potencial realização de biópsia deve ser feita pela suspeita de câncer colorretal vide descrição clínica.
B
deve ser realizada dosagem de CEA, caso confirmado câncer colorretal, pelo valor prognóstico e de resposta a terapia instituída, a despeito de valor diagnóstico insuficiente.
C
estadiamento por imagem, com tomografia computadorizada de tórax, abdome e pelve, é suficiente para câncer colorretal, exceto em casos de acometimento retal ou manifestação de sintomas neurológicos focais.
D
dosagem de transaminases, enzimas canaliculares e bilirrubinas deve ser colhida para avaliação de metástases hepáticas e reclassificação de estadiamento caso haja elevação.