Paciente do sexo masculino, 32 anos, obeso e fumante, refere história de pirose e sensação de regurgitação ácida há muitos anos, evoluindo com episódios de dor torácica ocasional, fazendo uso intermitente de anti-ácidos por conta própria. Refere, ainda, episódios de rouquidão. Nega disfagia e hematêmese. Traz consigo à consulta, uma endoscopia digestiva alta solicitada pelo médico do posto de saúde que evidenciou presença da transição esôfago gástrica 3cm acima da impressão diafragmática além de 2 erosões em mucosa esofagiana que ocupam cerca de 75% da sua circunferência. Sobre o caso, assinale a alternativa CORRETA:
Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo94d47515a3
A
A evolução crônica e os achados endoscópicos fecham o diagnóstico de esôfago de Barrett, indicando a hiatoplastia laparoscópica.
B
A evolução crônica com dor torácica e os achados endoscópicos sugerem evolução para carcinoma escamocelular de esôfago, estando indicada a esofagectomia.
C
Os achados endoscópicos sugerem que a fundoplicatura laparoscópica será mais efetiva que o tratamento medicamentoso e comportamental para este paciente.
D
Os achados endoscópicos já são suficientes para fechar o diagnóstico e indicar o tratamento, excluído a necessidade de investigação com pHmetria e manometria esofagianas.