Paciente do sexo masculino, 52 anos, queixa de icterícia progressiva há 1 mês, associada a prurido em todo o corpo, perda de peso (10kg em 2 meses), inapetência e alteração da coloração da urina (“cor de guaraná”). Ao exame físico, o paciente encontra-se ictérico +++/4, eupneico, afebril e hemodinamicamente estável. Seu abdome é plano, flácido, com vesícula palpável, aumentada de tamanho, indolor à palpação. Seu hemograma é normal, mas apresenta dosagem de bilirrubinas totais aumentadas (12,5mg/dl) às custas de bilirrubina direta (10,8mg/dl) além de elevação da fosfatase alcalina e gama-GT. Sobre o caso acima, assinale a alternativa INCORRETA:
Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo98aae7ef80
A
Em caso de neoplasias periampulares, a ultrassonografia endoscópica apresenta papel irrelevante na avaliação da ressecabilidade do tumor.
B
O primeiro exame de imagem indicado para o caso é a ultrassonografia abdominal para exclusão de colelitíase e avaliação de sinais de obstrução da via biliar principal.
C
A presença do sinal de Courvoisier descrito acima sugere fortemente o diagnóstico de obstrução tumoral da via biliar extra-hepática, estando indicada a tomografia para investigação.
D
Adenocarcinoma de cabeça de pâncreas, colangiocarcinoma de colédoco e tumores de papila duodenal fazem parte do diagnóstico diferencial para o caso.