Paciente vítima de trauma abdominal contuso, após acidente de motocicleta há dois meses, evoluiu com sintomatologia dolorosa em andar superior do abdome associada a aumento de volume epigástrico, plenitude pós-prandial, náuseas, vômitos e perda de peso. A tomografia computadorizada contrastada do abdome evidenciou volumosa coleção cística em retrocavidade dos epiplons sugestiva de pseudocisto traumático do pâncreas. Assinale a alternativa CORRETA.
Questão
MA - Universidade Federal do Maranhão - UFMA (Hospital Universitário Presidente Dutra)
2014
Residência (Acesso Direto)
Paciente-vitima-trauma6022cb3169
A
O tratamento cirúrgico inicial das lesões pancreáticas pós-trauma em nada difere da abordagem e técnicas empregadas para o reparo tardio de suas complicações, sendo fundamentado no grau de lesões do ducto pancreático principal e sua localização.
B
As indicações cirúrgicas para o tratamento dos pseudocistos pancreáticos pós-trauma incluem compressão dos órgãos vizinhos (efeito de massa), infecção e sangramento.
C
O exame físico inicial do paciente com trauma pancreático é pouco confiável, pois sua localização retroperitoneal pode retardar as manifestações clínicas, sendo recomendado alto grau de suspeição e detalhamento dos mecanismos do trauma para um diagnóstico mais precoce e tratamento adequado.
D
A tomografia computadorizada contrastada do abdome desempenha um papel chave no diagnóstico do trauma pancreático e seu comprometimento deve ser suspeito nas situações em que se observa borramento, hematoma ou coleções peripancreáticas.
E
Os pseudocistos pancreáticos pós-trauma podem ser tratados por derivações do cisto com o estômago, duodeno ou jejuno, seja por via convencional, laparoscópica ou endoscópica.