Paciente vítima de múltiplas feridas por arma de fogo em região cervical e abdome e após traqueostomia com exploração da ferida cervical e cirurgia de controle de danos ("damage control") para tratamento das múltiplas lesões hepáticas e intestinal apresentou a seguinte imagem (conforme imagem do caderno de questões) e os residentes fizeram suas observações:


( ) RESIDENTE A: a indicação de cirurgia de controle de danos para este paciente é necessária pela incapacidade de fechar o abdome decorrente do edema visceral.
( ) RESIDENTE B: o controle da contaminação é conseguido pelo fechamento rápido de vísceras perfuradas por sutura simples, ligaduras, grampeamentos e reconstruções de trânsito intestinal.
( ) RESIDENTE C: O tamponamento hepático com compressas criando vetores de força para controle de sangramento venoso e arterial é auxilliado pela compressão da veia cava inferior.
( ) RESIDENTE D: o fechamento da parede abdominal deste paciente poderá levar a síndrome do compartimento abdominal caracterizada pela pressão intra-abdominal superior a 20 mmHg.
( ) RESIDENTE E: este paciente deverá ser mantido em peritoniostomia e o fechamento da parede abdominal deverá ser gradual.
Considerando as afirmações dos médicos residentes acima, qualifique com V (verdadeiro) e F (falso) e assinale a alternativa com a sequência CORRETA.