Paciente vítima de ferimento abdominal por arma de fogo foi submetido à laparotomia exploradora que evidenciou lesão transfixante de estômago, explosão esplênica com hemorragia profusa e lesão do diafragma esquerdo, sendo realizada a gastrorrafia, esplenectomia, frenorrafia e drenagem fechada de tórax à esquerda. A paciente fez uso de cefalosporina de primeira geração profilática, ressuscitação volêmica com ringer lactato e analgesia. No primeiro dia pós-operatório apresentava-se pálido, discretamente dispneico, taquicárdico e normotenso, com urina bastante concentrada e volume reduzido. Sobre possíveis condutas adicionais e eventos relacionados ao pós- operatório, marque a alternativa INCORRETA:
Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2015
Residência (Acesso Direto)
Paciente-vitima92aaf931c9
A
Devido à gravidade do caso, havia indicação precisa de reposição de glicose, sódio e potássio na hidratação do pós-operatório imediato.
B
Podemos inferir que, devido ao jejum prolongado secundário ao procedimento cirúrgico e recuperação pós-operatória, as catecolaminas circulantes bloqueiam a ação periférica da insulina no intuito de manter os níveis glicêmicos normais.
C
O paciente apresenta oligúria devido à ação da aldosterona nos túbulos renais distais e do hormônio antidiurético, em resposta à provável hipovolemia não plenamente tratada deste paciente.
D
Podemos inferir que o débito cardíaco deste paciente está sendo mantido as custas de aumento da resistência vascular periférica e aumento da frequência cardíaca mediada pela adrenalina e noradrenalina.