O Papilomavírus Humano (HPV) é considerado o agente da infecção viral sexualmente transmissível mais prevalente em todo o mundo. A maioria dos indivíduos sexualmente ativos (mais de 80%) se infectará em algum momento da vida. Já foram identificados mais de 200 tipos de HPV, cerca de 40 infectam o trato anogenital e algo em torno de 12 são efetivamente oncogênicos, ou seja, associados a tumores invasivos. Desses, o que tem mais sido estudado é o câncer de colo uterino. Sobre o assunto, analise as proposições abaixo.
I. O vírus é composto por uma cápsula dentro da qual há um DNA em dupla fita de cerca de 8 mil pares de bases.
II. São classificados como de baixo e alto risco oncogênico, conforme sua associação com tumores invasivos. Como exemplo de baixo risco há os tipos 6, 11, 40, 42, 43 e 44 e de alto risco são exemplos os tipos 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58, 59 e 66.
III. A infecção é transmitida por contato, e não apenas pelo coito. Áreas não protegidas podem estar associadas à transmissão e há grande possibilidade de transmissão genital sem que tenha havido a coitarca, apenas com o contato pele a pele dos genitais dos parceiros.
IV. A transmissão pode também ser não sexual – alguns estudos apontam a transmissão por fômites.
V. Pode haver passagem de HPV de mãe para o concepto, em especial em casos de lesões genitais na passagem do canal de parto, o que pode causar a papilomatose respiratória.
É correto o que se afirma em