Para a Organização Mundial de Saúde, um controle efetivo do câncer só será possível mediante atenção integral ao indivíduo em todos os níveis: prevenção, abordagem diagnóstica, tratamento e até a realização de cuidados paliativos, se necessários. No que diz respeito ao câncer de colo uterino, quanto mais inicial for o diagnóstico, mais efetivo é o tratamento, o que justifica ações voltadas para a detecção precoce dessa doença. No que diz respeito às estratégias de prevenção de câncer de colo uterino em Atenção à Saúde da Mulher no SUS, podemos afirmar que
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2024
Residência (Acesso Direto)
Para-Organizaca910a8df832
A
a Atenção Primária a Saúde constitui-se na porta de entrada das mulheres aos serviços de saúde no país. Para tal, as unidades de saúde e seus profissionais devem estar bem preparados para ofertar campanhas de coleta de exame citopatológico do colo uterino de forma frequente e efetiva, estimulando a coleta deste exame anualmente para esta população.
B
o desenvolvimento de estratégias para a captação de mulheres na faixa etária priorizada envolve a busca ativa das mulheres na população adscrita pelos agentes comunitários de saúde (ACS) e a investigação com exame clínico das mamas e exame de Papanicolau naquelas ainda não examinadas após o início da vida sexual ativa.
C
culturalmente, as mulheres não precisam ser estimuladas a buscarem os serviços de saúde para a promoção de saúde e a prevenção de doenças, visto serem a maioria dentre os usuários dos serviços de saúde no Brasil em virtude das campanhas e projetos de assistência implementados desde a década de 1970.
D
no Brasil, o acesso ao exame preventivo de câncer de colo uterino (Papanicolau) tem ganhado espaço como medida de prevenção de tal forma que, somado ao estímulo a vacinação para o HPV na faixa etária preconizada, tem resultado na tendência de redução de mortalidade por câncer do colo uterino nas diversas regiões do país.
E
consultas eventuais para queixas agudas, como febre ou lombalgia, são importantes no processo de captação das mulheres, pois representam uma oportunidade para se falar de prevenção do câncer de colo uterino, sendo o ideal que a unidade de saúde se organize para propiciar a estas mulheres um acesso facilitado à coleta do citopatológico do colo do útero se indicado.