Para ampliar a captação precoce das gestantes, o Ministério da Saúde, por intermédio da Rede Cegonha, incluiu o Teste Rápido de Gravidez nos exames de rotina do pré-natal, que pode ser realizado na própria Unidade Básica de Saúde (UBS), o que acelera o processo necessário para a confirmação da gravidez e o início do pré-natal. Sobre o diagnóstico de gravidez pode afirmar-se que exceto:
Questão
SP - Prefeitura Municipal de Sorocaba - PMSO
2018
Residência (Acesso Direto)
Para-ampliar-captaca640d615e45
A
Toda mulher da área de abrangência da unidade de saúde e com história de atraso menstrual de mais de 15 dias deverá ser orientada pela equipe de saúde a realizar o Teste Imunológico de Gravidez (TIG), que será solicitado pelo médico ou enfermeiro.
B
Se o atraso menstrual for superior a 12 semanas, o diagnóstico de gravidez poderá ser feito pelo exame clínico e torna-se desnecessária a solicitação do Teste Imunológico de Gravidez (TIG).
C
Modificações anatômicas (aumento do volume das mamas, hipersensibilidade nos mamilos, tubérculos de Montgomery, saída de colostro pelo mamilo, coloração violácea vulvar, cianose vaginal e cervical, aumento do volume abdominal) são sinais de certeza de gravidez.
D
O amolecimento da cérvice uterina, com posterior aumento do seu volume é um sinal de probabilidade de gravidez.