Questão
SP - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (Hospital Universitário da UNIFESP)
2006
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Para-investigar-conteu123fb997207
Para investigar se o conteúdo de fibras vegetais na dieta está relacionado com o risco de câncer colorretal, foi conduzido um estudo prospectivo de corte com 88757 enfermeiras (Nurse´s Health Study - idade média de 47 anos, acompanhamento de 16 anos), com questionários detalhados e validados. O diagnóstico de câncer colorretal (787 casos) foi elaborado de maneira padronizada, com investigadores mascarados quanto a ingestão de fibras por parte das enfermeiras. Alguns dados estão resumidos e adaptados na tabela a seguir. Ingestão de fibras Baixa Média Alta RR* 1 0,96 0,93 (IC 95%)** (0,75 - 1,21) (0,72 - 1,19) * Risco relativo ajustado para múltiplas variáveis de confusão ** IC: Intervalo de confiança Com base exclusivamente nos dados apresentados, os pesquisadores provavelmente decidiram que:
A
Houve efeito protetor pela ingestão de fibras porque os riscos relativos, com 95% de confiança, foram menores do que 1,0 nos estratos com maior consumo de fibras.
B
Não houve efeito protetor pela ingestão de fibras porque as reduções nos riscos relativos, não tiveram significância estatística, apesar do grande tamanho da amostra.
C
Nenhuma conclusão poderia ser tirada do estudo pela grande possibilidade de se cometer erro do tipo II.
D
Não houve efeito protetor pela ingestão de fibras porque mesmo a redução de risco no grupo que ingeria a maior quantidade de fibras foi menos de 10%.
E
Houve efeito protetor pela ingestão de fibras porque a redução de risco no grupo que ingeria a maior quantidade de fibras foi maior que 5%.