Parada Cardiorrespiratória (PCR) é definida como a cessação súbita da função mecânica cardíaca com consequente colapso hemodinâmico. Assim,
Questão
MS - Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD (Hospital Universitário da UFGD - HU)
2020
Residência (Acesso Direto)
Parada18a79ab2da
A
existem três fases distintas da PCR, sendo que na fase elétrica, que ocorre entre 5-10 minutos da parada, a depleção dos substratos para o adequado metabolismo é o fator etiológico principal dessa fase.
B
na fase metabólica, período que sucede 10 minutos de PCR, geralmente encontra-se a fibrilação ventricular como principal complicador desse período.
C
atualmente, a AHA (American Heart Association) preconiza compressões torácicas acima de 120 bpm com profundidade acima de 6 cm no tórax.
D
mesmo após décadas de estudos, nenhuma droga administrada durante a PCR se mostrou benéfica no aumento da sobrevida de pacientes neurolo- gicamente intactos. Apesar da letalidade e da alta frequência dessa condição, ainda se vive o desconhecido, visto que apenas 25% das recomenda- ções da AHA são classe I e apenas 1% é nível de evidência A.
E
à luz das melhores evidências, o estabelecimento de uma via aérea avançada, durante a PCR, deve ser uma prioridade na fase inicial da parada cardiorrespiratória.