Questão
SP - PUC Sorocaba
2022
Residência (Acesso Direto)
Paulo-41-anos-percebeu7109779ca2
Paulo, 41 anos, percebeu um “carocinho” no pescoço ao barbear-se e recorreu à UBS de seu bairro. A anamnese e interrogatório complementar não trazem dados significativos. O exame físico não apresenta alterações, exceto pela presença de nódulo no polo inferior do lobo esquerdo da tiroide, endurecido, indolor, com aproximadamente 1,5 cm de diâmetro. Você solicitou ultrassonografia  cervical que evidenciou nódulo hipoecogênico único, de 1,6x1,4x1,0 cm, com alto fluxo intra-nodular ao Doppler. Neste caso, é CORRETO afirmar:
A
Se a cintilografia tireoidiana, que está indicada, revelar nódulo frio, deve-se indicar a lobectomia com exame histológico de congelação no intra-operatório.
B
Não será necessária a punção de agulha fina e exame citológico (PAAF), se os níveis de TSH estiverem diminuídos, os de T4 livre elevados e o nódulo for hipercaptante à cintilografia tireoidiana.
C
O diagnóstico citológico de neoplasia folicular (classe IV de Bethesda) pela punção com agulha fina estabelece o seguimento cuidadoso com reavaliação ultrassonográfica cada 6 ou 12 meses.
D
Paulo deverá fazer tomografia ou ressonância para verificar a presença ou ausência de microcalcificações no nódulo, indicando que não há necessidade da avaliação citológica.